Boletim online PR: Consultar nota escolar e como consultar

Boletim online PR: Consultar nota inovação está cada vez mais perto de você. O portal de boletim online garante fácil acesso ao seu progresso acadêmico sem sair de casa!

O Estado do Paraná oferece aos estudantes de instituições de ensino municipais e estaduais a oportunidade de possuir a versão online do boletim escolar. O acesso é liberado apenas aos alunos e responsáveis legais.

É de suma importância o acompanhamento familiar no desenvolvimento dos filhos e isso é possível através dos boletins escolares. Então, hoje está disponível esse acompanhamento via site.

O boletim online PR é uma das principais funções fornecidas pelo portal, cuja área do aluno possibilita consultas aos boletins, acesso ao certificado de matrícula além do histórico escolar e renovação de cadastro.

Essa possibilidade de ter acesso online ao andamento dos alunos facilitou a rotina de vários pais que possuem um cotidiano atarefado, assim é possível fiscalizar a vida escolar dos filhos em apenas alguns cliques.

Quando surgiu o boletim online PR

O boletim online PR é uma realidade na vida dos pais e estudantes desde outubro de 2011. Quando o governo do Paraná implementou tal mecanismo de busca, abrindo caminho para novas iniciativas tecnológicas nas instituições de ensino.

Dessa forma, a partir desse portal, os professores passaram a ter uma relação (mesmo que à distância) maior com os pais de seus jovens, sendo possível enviar mensagens de advertência, em casos específicos.

Como consultar o boletim online PR

O programa foi criado pela Secretaria de Educação do Paraná com o intuito de facilitar e inovar a vida dos alunos e dos seus responsáveis, proporcionando maior qualidade de atendimento e avaliação da instituição de ensino em questão.

O login pode ser efetuado no portal SEED utilizando o CPF ou CGM e o número de celular cadastrado no dia da matrícula presencial. Ocorrendo problemas de acesso, o responsável deve se dirigir à secretaria do colégio.

O acesso é permitido aos estudantes da rede municipal e estadual além dos discentes de rede particular que utilizam o Sistema Estadual de Registro Escola (Sere), da Secretaria de Estado da Educação Pais e responsáveis legais.

Além disso, é disponibilizado o aplicativo “Escola Paraná” o qual reúne as notícias relacionadas a eventos acadêmicos, agenda, frequência na instituição, grade curricular e outras informações acerca do aluno.

A consulta é online, portanto, imediata. Ademais, um código de segurança é enviado para o número cadastrado a fim de garantir os cuidados com os dados dos alunos e demonstrar a seriedade do programa.

Além da digitalização do boletim online PR, também ocorreu a facilitação das burocracias escolares, já que, após o cadastro e autenticação dos dados, todos os acessos aos relatórios escolares são liberados com certa frequência.

Então se pode dizer que tal sistema favorece tanto o corpo docente quanto o discente. Proporcionando qualidade para ambos, uma vez que a realidade dos colégios públicos brasileiros necessita desse progresso.

Boletim online PR

Vantagens e desvantagens

A substituição da caderneta (ou caderno de classe) pelo boletim online significou um avanço positivo em meio ao desleixo existente nas instituições escolares públicas. Atualmente, os professores podem facilmente utilizar o aplicativo no celular.

Esse canal versátil possibilita a transparência das ações do educador perante os alunos e seus responsáveis, tornando as aulas mais didáticas e facilitando o processo escolar.

Além das vantagens citadas anteriormente, o boletim online PR também favorece o meio ambiente, uma vez que não serão necessárias grandes quantidades de papéis para suprir tais necessidades acadêmicas.

Dessa forma, tal ato sustentável também impacta positivamente na economia, a qual em longo prazo reduzirá os custos com a emissão de papel e ferramentas para manuseá-los.

Além disso, essa é uma ótima alternativa para os estudantes (e responsáveis) que possuem dificuldade de locomoção, garantindo, assim, oportunidade de participar ativamente da vida acadêmica.

Ademais, evita problemas éticos entre o professor e o aluno, já que uma vez anotado, não é esquecido ou equivocado. As anotações são mais claras e os registros são simples e rápidos.

O destaque é a facilitação do acompanhamento sucessivo dos pais no aprendizado de seus filhos. Assim, é possível perceber suas capacitações e definir melhor sua área de atuação futuramente.

Matrícula no portal

Muitos locais possuem difícil acesso à escola, ou por falta de transporte ou por vias públicas em estado ruim. Porém o portal surge como uma importante ferramenta para a acessibilidade.

Com o portal também é possível averiguar sobre inscrições de vagas para os anos letivos, o que favorece. Assim, os responsáveis podem ficar de olho em uma vaga, já que são concorridas e em menor número do que realmente se necessita.

A funcionalidade é indicada para alunos que já estão na rede de ensino ou a partir do 6º ano do ensino fundamental. Para acessar basta ir na área do aluno, na plataforma do SEED. Esse local é onde os pais também consultam sobre o boletim, frequência e até mesmo podem solicitar o histórico escolar.

A ferramenta de inscrição é muito importante pois acelera o processo de rematrícula e garante a vaga. Além disso o responsável pode seleciona três opções de escola, para que torne ainda mais fácil o remanejo da vaga.

Se o aluno deseja mudar da escola atual, será necessário aguarda até dezembro para o resultado da seleção, caso não tenha possibilidade de vaga, ele permanecerá na instituição atual de ensino.

Então, depois de confirmada a inscrição, os responsáveis deverão levar a documentação solicitada em janeiro do próximo ano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
FECHAR
Privacy settings ×