EJA 2020: O que é, como funciona, inscrições, provas

EJA 2020 é a solução para jovens e adultos concluírem seus estudos de forma completa e rápida.

Atualmente o Brasil é um país que possui entre sua população 11,3 milhões de analfabetos com mais de 15 anos. Esta é uma informação liberada pelo IBGE em sua mais recente pesquisa.

O governo federal aliado a estados e municípios tem tentado diminuir esses números. Para isso cria e implementa, juntamente com o ministério da educação, programas como EJA 2020.

O EJA – Educação para jovens e adultos, tem como principal objetivo ajudar os analfabetos funcionais. Bem como aqueles que começaram, mas não conseguiram terminar seus estudos da forma convencional.

EJA 2020: O que é

Educação para jovens e adultos, este é o significado da sigla EJA. Como o nome nos diz, é um programa social que visa facilitar e apoiar pessoas que desejam terminar seus estudos.

Sabemos que muitos brasileiros, por algum motivo, não concluíram ou não chegaram a frequentar escolas como de costume. Por isso, não possuem o diploma do ensino fundamental, nem médio.

Isto fecha muitas portas no mercado de trabalho atual, impede o ingresso a uma faculdade e ainda em concursos públicos. Com o EJA 2020 esta parte da população pode finalizar a grade curricular escolar de maneira mais rápida e completa.

Como Funciona

O EJA funciona nas escolas públicas de ensino e engloba os conteúdos da fase fundamental e médio.  Dessa forma, caracteriza-se por ser gratuito e acessível ao público com idade maior de 15 anos.

Este programa oferta todas as matérias tanto do fundamental, quanto do médio. Para tanto, oferece duas modalidades de estudo: Presencial e à distância.

Presencial

Nesta modalidade o curso acontece do jeito natural. O aluno faz sua matrícula na rede de ensino, recebe o material e assiste às aulas no período noturno.

À distância

O EJA 2020 também oferece a modalidade EAD. Aqui o aluno que não possui disponibilidade, nem tempo para ir à escola também pode participar.

Depois de efetuar a matrícula, a escola fornece o material gratuitamente e você assiste às aulas em casa. Mas, as provas são realizadas na instituição.

Plano de aula EJA

As aulas no EJA funcionam de forma diferenciada com 4 horas de duração. São divididas em módulos e cada um equivale a 1 ano do ensino regular.

O ensino fundamental no plano EJA dura em torno de 2 anos, com os mesmos conteúdos da grade escolar normal. Já o médio, mais importante, dura 18 meses.

Sendo este um programa de ensino voltado para o público jovem e adulto a didática utilizada pelos professores é singular.  Estes são instruídos a não tratar os alunos como crianças, nem os que optam pelo EJA fundamental.

eja 2020

Inscrições e Matrículas EJA 2020

As inscrições EJA 2020 garantem sua pré-matrícula nas redes públicas de ensino. Elas podem ser realizadas pela internet, caso a secretaria do seu estado disponibilize um portal.

Muitos estados brasileiros estão aderindo ao “Matricula fácil”. Estes portais são criados, especificamente, para garantir vagas na rede pública estadual e municipal.

Se no seu município não existir essa possibilidade, então você deverá procurar a secretaria de educação do local. Lá eles saberão informar quais escolas possuem vagas para o EJA e os documentos necessários para matrícula.

É importante ressaltar que para se matricular, existem duas condições básicas:

  • Matrícula EJA fundamental: Possuir mais de 15 anos
  • Matrícula EJA ensino médio: Ter acima de 18 anos

Provão EJA 2020

A prova EJA 2020 ou provão EJA, como é mais conhecido, é realizada pelas secretarias municipais e estaduais. A inscrição é gratuita e o aluno precisa ter mais de 15 anos para fazê-la.

Cada estudante, ou interessado, deve procurar as secretarias da sua localidade para se informar sobre as inscrições. Bem como, dia, horário da prova e documentação necessária.

Geralmente as avaliações EJA são realizadas anualmente, ou quando as secretarias lançam seus editais. Quem estudou sozinho e por outros meios também pode fazê-las.

Os conteúdos das provas são os vistos pelo programa. Elas contêm perguntas de múltipla escolha e uma redação, sendo seis (6,0) a média mínima para aprovação.

Vale salientar que passar nas provas garante o certificado EJA, e diploma de conclusão. Estes são documentos reconhecidos pelo MEC.

Matrícula online 2020: RJ, AM, PE, SE, MS

O programa de ensino para jovens e adultos do governo, EJA 2020, possui formas de pré-matrícula online em vários estados brasileiros. Cada estado e suas respectivas secretarias são responsáveis pela elaboração e organização do portal.

É comum em muitos deles o cadastro inicial do estudante para acompanhamento da pré-matrícula. Assim como, a escolha da instituição de ensino onde deseja estudar e que possua vagas para o EJA.

Para efetivar a pré-matrícula e garantir sua vaga nas escolas é necessário acessar os portais de cada estado. Veja alguns deles:

Em todos os portais acima citados, você encontrará datas para pré-matrícula e informações mais detalhadas. Porém, é relevante dizer que esta ação é apenas o primeiro passo. O segundo consiste em comparecer na escola escolhida, portando todos os documentos necessários para efetivar a matrícula online.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
FECHAR
Privacy settings ×