Matrícula Online: É possível fazer? Agendamento e Como se cadastrar

Quer saber como efetuar sua matrícula online ou rematrícula e garantir a sua vaga na instituição de ensino para o novo calendário? Então leia e descubra!

O mundo atual impõe a educadores, alunos e pais a tarefa de absorver novas tecnologias, para que a vida cotidiana seja mais pratica. É praticamente impossível viver o dia-a-dia sem o recurso da internet.

Trabalhando com esta ideologia, o governo lançou o programa de matrícula online. A ideia se baseia em facilitar a vida daqueles que vivem a rotina da escola, através de matrícula online dos estudantes.

O que é o Matrícula Online

O programa de matrícula online consiste em oferecer um serviço da possibilidade de matrícula mais rápido através da internet. Ele possui como objetivos principais:

  • Propiciar ao aluno e aos responsáveis maior rapidez na efetivação da matrícula
  • Promover uma relação de satisfação e excelência nas relações interpessoais entre escola e aluno
  • Garantir o acesso da população á escola
  • Oferecer um serviço de qualidade e proporcionar agilidade para quem não pode ir até à escola

As perspectivas que se abrem no campo do conhecimento propicia um modelo educacional aberto ao que é novo. Atento a uma realidade que é imposta da necessidade do gasto do menor tempo, como no caso da escola.

A absorção das necessidades de situações que levem a uma praticidade é a proposta do Matrícula Online. Através dela, é possível direcionar o tempo para outras atividades que demandem atenção para sua efetivação.

Quem pode se cadastrar

Qualquer pessoa pode se inscrever pelo Matrícula Online, é preciso apenas estar com uma lista de documentos atualizados em mãos. Confira abaixo qual a documentação necessária para a efetivação da matrícula:

  • Histórico escolar ou atestado de escolaridade assinado pela diretoria da escola
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Carteira de vacinação

Existem algumas vantagens para quem procura efetivar sua vaga escolar online. Elas fazem com que a procura pelo cadastro via internet seja cada vez maior, são algumas delas:

  • Efetivação do cadastro de qualquer lugar e a qualquer horário até o dia de encerramento do prazo
  • Para alunos com acessibilidade especial, o programa é a melhor solução de garantir sua vaga com rapidez e conforto
  • Pela internet, é possível escolher em que unidade o aluno irá estudar

Alunos da rede municipal podem efetuar o seu cadastro na rede estadual. Para isso, basta estar com seus documentos em dia, bem como o histórico escolar e a efetivação de transferência.

Para aqueles que não podem estudar durante o dia, existe a possibilidade do turno noturno. Contudo, é preciso verificar em cada escola a grade curricular ofertada, além do mais o aluno precisa ter um mínimo de 14 anos e autorização do responsável legal.

Vale salientar que o aluno ou o responsável terá alguns dias, de acordo com o sistema de cada escola, para levar os documentos presencialmente. Essa é uma medida que auxilia o controle das vagas em cada escola disponibilizada com o cadastro pela internet.

Matrícula Online

Como fazer o cadastro através do Matrícula Online

Ao verificar a possibilidade de efetivação de cadastro no programa, é preciso seguir os respectivos passos:

  • Acesse o link da secretaria do seu estado
  • Clique no botão “faça a sua inscrição”
  • A página do sistema será redirecionada ao local da efetivação do cadastro correspondente
  • Informe os dados solicitados do aluno e dos responsáveis para dar prosseguimento à matrícula

Corroborando com este pensamento, o governo disponibiliza também a consulta da matrícula solicitada pela internet. Essa é uma maneira de auxiliar ainda mais em possíveis problemas de documentos e motivos afins, para dar celeridade ao sistema.

E preciso alertar aos alunos e responsáveis a necessidade de rematrícula ao final de cada ano letivo, a fim de garantir sua vaga no sistema. A rematrícula é um procedimento para quem já está em uma determinada escola e deseja permanecer na mesma.

Existe também a possibilidade do cadastro online para uma rematrícula do aluno. Ele, ou seu responsável legal, poderão efetuar o cadastro online dentro dessas seguintes categorias:

  • Crianças que irão fazer sua primeira inserção na escola através do sistema de creche
  • Alunos com transferência de escola pública ou privada
  • Alunos com migração do ensino fundamental para o ensino médio ou profissionalizante
  • Estudantes novatos por outros motivos.

Sendo necessário o alerta de que este rol de etapas é uma base geral das escolas. Cada local possui suas especificações próprias, então é preciso acessar o portal da escola para verificar qualquer outra necessidade encontrada.

Calendário do Matrícula Online

Assim como em qualquer escola, seja pública ou privada, existe um período de tempo específico para garantir a vaga na instituição de ensino. Contudo o aluno ou os pais devem permanecer atentos ao roteiro de dias e o horário ofertado pelas escolas.

O calendário do Matrícula Online é correspondente de acordo com cada escola e seu cronograma de ano letivo. Então, é preciso verificar na localização escolhida através do site os dias correspondentes à efetivação da matrícula ou da rematrícula.

Através das datas de matrícula e de rematrícula do aluno, basta apenas acessar o portal da escola correspondente e se inscrever. Assim, ele garante a sua vaga no sistema sem maiores problemas.

O sistema de Matrícula Online também fica disponível para alunos que ingressam no meio do ano letivo. Sendo importante a verificação do calendário disponível no site de cada instituição estadual de ensino.

Contudo, até o momento não foi divulgado pelo órgão responsável nenhuma data de ajuste para o calendário do próximo ano letivo. Então, para consultar se haverá alguma alteração em possíveis datas, é preciso acessar o Matrícula Online de cada região.

Considerações Finais

O governo, através da secretaria da educação, criou o programa de Matrícula Online, para melhorar o relacionamento entre aluno e escola. Através dele, é possível efetivar a inscrição do aluno dentro do colégio escolhido através da internet.

Essa foi uma forma encontrada de garantir àqueles que não podem presencialmente efetuar sua matrícula à viabilidade da efetivação da mesma. O que é melhor, de uma forma rápida, sem necessidade de locomoção.

Contudo, o sistema de Matrícula Online deve ser verificado em cada região de ensino. Visto que as regras gerais de matrícula e rematrícula podem sofrer alterações em cada localidade.

Assim, uma regra geral pode ser modificada de acordo com eventuais necessidades da escola. Cabe ao aluno ou ao seu responsável verificar qualquer mudança no site do colégio correspondente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
FECHAR
Privacy settings ×